Página Inicial Institucional Cursos Exames Blog Links Contato
 
 
Aliança Francesa Caxias do Sul
 
     

Blog

   
  » ARQUIVO
  » 2017
  » 2016
  » 2015
  » 2014
  » 2013
  » 2012
  » 2011
  » 2010
  » 2009
   
  » MARCADORES
  » AF
  » Animação
  » Anniversaire
  » Arquitetura
  » Artes
  » Automobilismo
  » Beleza
  » Biografia
  » Capacitação
  » Carros
  » Ce que j'ai vu en France
  » Cesar Mateus
  » Ciência
  » Cinema
  » Claudete Travi
  » Confraternização
  » Culinária
  » Cultura
  » Curiosidades
  » Dança
  » Design
  » Dicas
  » Entrevista
  » Escultura
  » Esportes
  » Evento
  » Fenêtres Ouvertes
  » Fotos
  » Frisson em Paris
  » Frisson em Paris 2012
  » História
  » HQ
  » Ilustrações
  » Imprensa
  » Intercâmbio
  » La première fois que j’ai vu...
  » Literatura
  » Marília Galvão
  » Meio ambiente
  » Moda
  » Música
  » Pintores
  » Plume d'Or
  » Polêmica
  » Política
  » Promoções
  » Publicidade
  » Resenha
  » Revista
  » Solidariedade
  » Teatro
  » Trabalhos de aula
  » Turismo
  » TV
  » Viagem
  » Vídeo
  » Visitas
 
 
Quarta-Feira, 17 de junho de 2015

Alunas de Caxias novamente no Plume d'Or

 
Três alunas da Aliança Francesa de Caxias do Sul se destacaram na edição deste ano do Plume d'Or. Concurso que premia os melhores textos escritos por alunos das alianças francesas do mundo inteiro.

As alunas premiadas foram : Camila Dalbem (30ª), a Marilia Bortoluz Rech (42ª) e Thuanni Amorim (63ª). Todas ficaram entre os 100 primeiros colocados na classificação geral, sendo 3 dos 12 títulos que vieram para o Brasil. Cada aluna recebeu um diplôme de Lauréat que, segundo Michel Jacques, um dos responsáveis pelo concurso, "dénote une bonne ou très bonne maîtrise du français".

O concurso Plume d'Or avalia gramática e conhecimentos gerais. A prova é aplicada e corrigida por cada AF e as melhores são enviadas a Paris, onde a redação é corrigida. Essa foi a 15ª edição, que premia o primeiro lugar com uma viagem de uma semana à França e os outros 99 no ranking dos 100 primeiros recebem diplomas enviados diretamente da França.

Agradecemos a todas por levarem o nome da nossa escola tão longe. Estamos muito felizes por vê-las entre os vencedores deste grande concurso Internacional.

Parabéns pela conquista! Merci beaucoup!
         

         

 
Marcadores: AF, Curiosidades, Plume d'Or
Comentários (0)
 
Segunda-Feira, 15 de junho de 2015

Alunas de Caxias novamente no Plume d'Or

 
 Três alunas da Aliança Francesa de Caxias do Sul se destacaram na edição deste ano do Plume d'Or. Concurso que premia os melhores textos escritos por alunos das alianças francesas de países dos cinco continentes .

As alunas premiadas foram a Camila Dalbem (30ª), a Marilia Bortoluz Rech (42ª) e a Thuanni Amorim (63ª). Todas ficaram entre os 100 primeiros colocados da classificação geral, sendo 3 dos 12 títulos que vieram para o Brasil, recebendo cada uma um diplôme de Lauréat que, segundo Michel Jacques, um dos responsáveis pelo concurso, "dénote une bonne ou très bonne maîtrise du français".

O concurso Plume d'Or avalia gramática e conhecimentos gerais. A prova é aplicada e corrigida por cada AF e as melhores são enviadas a Paris, onde a redação é corrigida. Essa foi a 15ª edição, que premia o primeiro lugar com uma viagem de uma semana à França e os outros 99 no ranking dos 100 primeiros recebem diplomas enviados diretamente da França.

Agradecemos a todas por levarem o nome da nossa escola tão longe.

Estamos muito felizes por vê-las entre as vencedores deste grande concurso Internacional.
Parabéns pela conquista! Merci beaucoup!



 
Comentários (0)
 
Quarta-Feira, 10 de junho de 2015

Cours Saleya por Claudete Travi

 
Nossa aluna Claudete Travi do B1.5 passou um tempo na França. Se você pensa que foi Paris, está enganado, foi para a região administrativa da Provence-Alpes- Côte d'Azur, no sudeste da França.

A Provence é limitada pelos Alpes e pela Itália a leste, pelo rio Ródano a oeste, e pelo Mediterrâneo ao sul. Marseille o maior centro urbano da região e a segunda maior cidade da França, além de ser a capital da região administrativa. A Provença-Alpes-Côte d'Azur é formada por 6 departamentos: Alpes-de-Haute-Provence , Hautes-Alpes, Alpes-Maritimes, Bouches-du-Rhône, Var, Vaucluse.
A partir de hoje, ela nos contará curiosidades da viagem, começando por Nice.


Cours Saleya, Nice

Le Cours Saleya est une esplanade piétonne qui accueille un marché quotidien de la ville de Nice, dans la région de la Côte d'Azur en France. Il est situé dans le Vieux Nice et est ouvert toutes les jours, sauf le lundi.

Il est partagé entre son célèbre marché aux fleurs vendant des seaux de fleurs, et le marché de nourriture magnifique avec des fruits et ses longues tables de tréteaux pour afficher épices exotiques, fruits brillants et légumes, pâtisseries, fruits glacés (vitrage ou confits) figues, gingembre, mandarines et poires) et plus encore.
Dans le marché il y a de différents choses à faire et pour toutes les goûts: d'antiquités (7:30-18:00, les lundis, sauf le lundi ferié); de fruits et légumes du marché (fonctionne de 6:00 à 13:30, tous les jours sauf le lundi); marché Arts & Crafts (du 1er juin au 30 septembre, tous les jours de 18 heures à minuit); marché aux fleurs, de 6:00 à 17:30 le mardi, jeudi et vendredi, de 6:00 à 18:30 le mercredi et le samedi, et 6:00 à 13:30 les dimanches et jours fériés.

En plus de tentes, il y a plusieurs magasins, des boutiques et cafés le long des côtes. Pouvez-vous acheter des chapeaux, de la vaisselle, des souvenirs ringards ou prendre unl café au lait.

Le Cours Saleya est un paradis sensoriel!

Texte et photos : Claudete M. Taiarol Travi


Cours Saleya, Nice

Cours Saleya é um mercado diário a céu aberto, situado em uma rua/praça do centro histórico de Nice, região da Costa Azul da França. Ele funciona todos os dias. 

Ele está dividido entre seu famoso mercado das flores, vendendo baldes de flores e o magnífico mercado de comidas, e sua longas mesas de cavaletes para expor especiarias exóticas, frutas e legumes brilhantes, pães, frutas cristalizadas( figos, gengibre, tangerina e peras) e muito mais. 


No mercado há diferentes coisas para fazer e para todos os gostos todos os dias: o mercado de antiguidades, que funciona das 7h30min às 18h, nas segundas-feiras; o de frutas e legumes, que funciona todos os dias, menos na segunda, das 6h às 13h30min; o de arts & crafts, de 1º de junho a 30 de setembro, todos os dias, das 18h às 24h; o mercado das flores, das 6h às 17h30min, nas terças, quintas e sextas-feiras, e das 6h às 18h30min, nas quartas e sábados, e das 6h às 13h30min, aos domingos e feriados. 

Além das barracas, há várias lojas, boutiques e cafés ao longo dos lados onde você pode comprar chapéus, pratos, lembranças ou café. 

Cours Saleya é um praíso sensorial!

Texto e fotos: Claudete M. Taiarol Travi 

         

         

         

 
Marcadores: AF, Claudete Travi, Dicas, Turismo, Viagem
Comentários (1)
 
Quarta-Feira, 03 de junho de 2015

Novos heróis no Panthéon

 
 O Panthéon é uma das construções neoclássicas mais importantes de Paris. Ele foi construído no século XVIII e tem hoje o objetivo de honrar os grandes personagens que marcaram a história francesa. Importantes personalidades foram sepultadas no local, como Voltaire, Victor Hugo, René Cassin, Jean Moulin, André Malraux e Marie Curie.

No dia 27 de maio, durante uma cerimônia muito comovente, o presidente francês François Hollande nomeou quatro novas personalidades para se unirem ao Panthéon. Duas mulheres, Geneviève de Gaulle-Anthonioz e Germaine Tillion, e dois homens, Jean Zay e Pierre-Brossolette, importantes figuras da resistência contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Conheça os quatro novos homenageados no Panthéon:

Geneviève de Gaulle-Anthonioz (1920-2002)
: Sobrinha do general de Gaulle, foi presidente da ONG ATD Quart Monde e resistente durante a guerra. Militante pelos direitos humanos, foi deportada em 1944 do campo de concentração de Ravensbrück.

Germaine Tillion (1907 – 2008)
: Etnóloga francesa, foi presa pelos alemães. Depois da guerra, lutou pela paz na Argélia. Recebeu o prêmio Pulitzer de 1947.

Jean Zay (1904 – 1944): 
Ex-ministro da Educação da França, foi assassinado durante a Segunda Guerra por milicianos.

Pierre Brossolette (1903 – 1944): 
Jornalista e político, um dos dirigentes da resistência ao nazismo. Se tornou combatente, chegou a ser preso e torturado. 

Juntos eles se somam às 71 personalidades presentes no Panthéon, entre eles políticos, grandes figuras da resistência, gênios literários, grandes inventores e filósofos franceses. Figuras honradas nesse prédio histórico situado no Quartier Latin, que na frente tem a inscrição "Aos grandes homens, a pátria agradecida”.

Durante a cerimônia o Presidente da República recordou a vida de cada um dos homenageados, o seu empenho, a sua determinação, a detenção e desaparecimento. "Eles encarnam o espírito da resistência", disse o presidente Françoise Hollande, "Diante da ocupação e opressão, eles disseram “não”!

A escolha da data para a cerimônia não foi sem sentido. Dia 27 de maio é o aniversário da criação do Conselho Nacional da Resistência, que em 2014, foi designado oficialmente como “La Journée de la Résistance Nacional”.

Para os interessados no assunto, a exposição "Quatre vies em résistence" segue até dia 10 de janeiro de 2016 no Panthéon. Filmes, documentos e recursos digitais mostram as origens e a trajetória dos quatro resistentes homenageados, que simbolizam os valores de liberdade, igualdade e fraternidade da República francesa com suas ações pela promoção da educação, transmissão da memória e de luta contra a exclusão.
         

         

         

         

 
Marcadores: AF, Cultura, História, Política
Comentários (0)
 
Página « 8 9 10 11 12 13 14 15 16 »
     
     
 

Parceiros

                   
 
 
  Aliança Francesa Caxias do Sul  
Facebook Twitter  
Rua Coronel Flores, 749, sala 202 - 54 3221.5212
 
 
  Desenvolvimento: WCM3 Agência Web Digital Feeling Estúdio de Criação